terça-feira, 9 de outubro de 2012

Cambará Eco Hotel é selecionado como um dos quatro meios de hospedagem no estado do Rio Grande do Sul que receberá apoio do Sebrae/RS no processo de implantação da ABNT NBR 15.401 (Gestão de Sustentabilidade em Meios de Hospedagem).



Cambará Eco Hotel foi selecionado no último dia 02 de outubro de 2012 como um dos quatro meios de hospedagem com até 50 unidades habitacionais no estado do Rio Grande do Sul que receberão apoio do Sebrae/RS no processo de implantação da ABNT NBR 15.401 (Gestão de Sustentabilidade em Meios de Hospedagem).

Conforme o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch, o trabalho no sentido de preparar empreendimentos para os negócios que surgirão em virtude da Copa do Mundo de 2014 tem sido intenso. "O edital que lançado durante o evento (1º Seminário Estadual para Meios de Hospedagem - Tendencias para Sustentabilidade, Canela, setembro 2012) é uma das iniciativas do programa Sebrae 2014, que está sendo desenvolvido com MPEs de diversos setores da economia", explica Koch. No caso de hotéis e pousadas, mais do que oferecer boa estrutura, atendimento e preço justo, as empresas precisam adotar ações e iniciativas com foco em sustentabilidade, um dos pré-requisitos da NBR 15.401.

A norma ABNT NBR 15401 (Gestão de Sustentabilidade em Meios de Hospedagem) visa o fortalecimento do setor turístico, onde os turistas estão cada vez mais exigentes e os destinos turísticos, tanto nacional como internacional estão cada vez mais competitivos. Seu uso pelo meio de hospedagem gera benefícios ambientais, econômicos, sociais e culturais.
Do ponto de vista ambiental, ela contribui para a conservação da biodiversidade
e auxilia na manutenção da qualidade ambiental dos atrativos turísticos.
Do ponto de vista econômico, ela viabiliza as áreas utilizadas pelo turismo, proporciona um diferencial de marketing, gerando vantagens competitivas para os meios de hospedagem e facilitando o acesso a novos mercados, principalmente o internacional.
Nas esferas social e cultural, estimula boas condições de trabalho, enfatiza a preservação do patrimônio cultural e promove o respeito aos direitos dos trabalhadores, povos indígenas e comunidades locais. Do ponto de vista político, ela promove o respeito à lei e à cidadania.

"Investir em boas praticas de sustentabilidade é dever de cada empresário serio. Não é somente uma questão de reduzir impactos ambientais e aumentar beneficios para a comunidade. Boas praticas de sustentabilidade melhoram a qualidade do produto e podem diminuir custos operacionais, ou seja todo mundo pode ganhar com isso". Instituto EcoBrasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário